quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Terapia do Riso


A Terapia do Riso
:: Conceição Trucom ::

A Terapia do Riso é um resgate de um estado natural da nossa essência, tão presente em nossos primeiros anos de vida.
A proposta dela é fazer com que todos nós tenhamos o hábito diário de buscarmos um contato muito próximo com a nossa criança interna e o seu característico riso espontâneo. Estudos apontam que uma criança saudável costuma rir cerca de 250 vezes por dia. E o que ela mais é a rotina, o tédio; pois tudo o que ele mais deseja é aprender, crescer, Ser maior.
A pergunta que não cala em qualquer adulto é: onde ficaram os nossos demais 249 risos diários?

A Terapia do Riso começa por aí: encontrar, praticar, afinar, afrouxar os demais 249 ou mais risos diários. Ela te motiva, encanta, estimula a vontade incondicional de voltar a praticá-los. TODOS OS SANTOS DIAS DE DEUS!

Neste resgate do RIR tantas vezes diariamente, tenho absoluta certeza de que a vida de cada um de nós será muito mais divertida e saudável. E mais que isso, muito mais livre, leve e construtiva.
Neste espaço de bom humor e positivismo, muitas transformações tornam-se possíveis, aliás, analógicas, pois sob esta ótica saímos do cartesiano e lógico (que normalmente é demorado e leeeeeento) e caminhamos (rapidamente) em direção ao magnetismo, inspiração e sincronicidade com as novas idéias, pensamentos e sentimentos gerados pelo RISO e o estado de Ser do BOM HUMOR!

Como SOMOS TODOS UM, nosso estado constante de bom astral, pode contagiar a muitos e transformar um Planeta. Que tal começarmos pela TERRA?

Em 2001 criei o Projeto Quero Viver num Planeta que RI, cuja proposta original é divulgar e disseminar a Terapia do Riso através de encontros semanais, realizados em cada sala ou espaço que se dispusesse a reunir pessoas com esta determinação: resgatar o RIR e o bom humor.
Frases que amo: não leve a vida tão a sério, afinal você não sairá dela vivo mesmo!
Jesus no livro dos milagres, que considero a própria subida no balão: a vida é uma brincadeira. Desapegue-se. Tudo passa, bom ou ruim. Desfrute dessa experiência. Nada é tão definitivo que justifique a rigidez.
E a frase iluminada do Eugène Ionesco: o bom humor é a menor distância entre duas pessoas. E já pensou no contrário? Que o mau humor é a maior distância entre duas pessoas, mesmo estando lado a lado?

Bem, segue um presente para todos do STUM começarem 2009 de bem com a vida. Com um passaporte para viajar no balão da LEVEZA: este vídeo entrevista sobre a Terapia do Riso.



Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br

PENSE E FIQUE RICO- Aula 15

As pessoas grandes é que fazem o mundo andar. Ainda falam mal delas. Aprendemos a falar mal dos que fazem. E o temor da grandeza? A alma não é pequena e ela não gosta de coisa pequena. Ela gosta de abundância, grande na arte, no luxo, no amor etc... Temos a vaidade, o orgulho de sermos pequenininhos. Seguramos todo aquele anseio. A alma quer o mundo.

Quando a seguramos, como isto aperta. Como pomos limites e cercas! É porque somos ignorantes. Mas a alma ensina você. Às vezes, através do sofrimento, para aprender, beija o fundo do poço. Não é assim, se não está funcionando, não é assim. Aceite a realidade! Está mal, não se engana a alma, o corpo, não adianta dizer “tem gente que está pior”. Isso não muda nada. Tem coisas escritas em livros sagrados que não funcionam. Não é no sofrimento que desistimos, e sim no cansaço da luta.

Não é verdade que ser bom para os outros é bom. Só o cansaço nos livrará dessas idéias. Nosso mundo está cheio de discursos contra nossas vontades, contra a liberdade, que o caminho para a realização torna-se uma aventura. A vida é grandiosa, nós é que a levamos pequena. Reclamamos que o outro tem mais, de que temos que pagar etc...

Nós temos medo da grandiosidade. Não estamos crescendo porque tememos uma coisa maior. E esse é o motivo que te segura. A pessoa que ganha um milhão por dia é a mesma que você, nem menos nem mais. Ele só usa a cabeça de forma diferente. Nada é difícil, sua cabeça é que é pequena. Não é mais difícil ser mais, não é mais complicado, é apenas viver com as coisas do dia a dia.

Pague com prazer, deixe sentir o que gosta, faça o que importa para você. Sem se importar com as opiniões alheias. A realização é um sentimento de grandiosidade. Sempre quer mais, tudo que combate a realização é pequenez. No mecanismo das coisas, eu tomo a decisão e vou lá. É não temer, não ter que se enganar.

A liberdade de sentir. Quando você sente isto, vai perceber a pequenez que está no mundo. Ter coragem de gostar e de ir para o que gosta. Adequado é só o que lhe faz bem, só o que lhe leva para frente. Rompa com os limites, deixe-se livre para fazer o que gosta, sai das amarras da família, da religião.

Não precisa chegar no fundo do poço, no cansaço. Tenha a coragem de ir contra tudo o que você aprendeu, seja sincero com você, pare de torcer as coisas. Todo sofrimento é causado pela nossa alma insatisfeita. Tudo o que você está condenando em você é que é você. A pirada, a louca, a ruim. O que adianta viver se você não é feliz? Sua alma quer tantas coisas que são proibidas pela sua cabeça!

Quem TENTA não faz, quem faz faz. Quem tenta fica metade querendo, metade não querendo. Saia da mediocridade. O que você gosta? O que você ama de paixão? O que sai da sua vida hoje e o que entra? O que grandioso você quer para você? Qual a virada de mesa? Que medo você vai enfrentar? Será que você vai se libertar, independente do medo dos sentimentos dos outros? Magoa ou não magoa?

Há dois tipos de pessoas:
1 – aquele que vive pelo ganho, pelo prazer.
2 - aquele que vive pelo medo de perder.
Exemplo: a pessoa tem o dinheiro para, ou um cinema, ou uma pizza. Vai ao cinema. O 1º tipo curte, fica feliz porque foi ao cinema e nem se lembra da pizza. O 2º lamenta porque não comeu a pizza (não comemora o que tem, só sabe lamentar o que não tem)

Mudança de atitude: olhar para o ganho, sentir pelo prazer. O desesperado sempre faz para se defender, nunca porque gosta, pois ele não curte o que é dele. VOU VIVER PELO GANHO, PELO QUE TENHO VONTADE. Quando você falar isso, a vida encaminha você.