terça-feira, 5 de maio de 2009

13 número de Sorte ou Azar


13 número de Sorte ou Azar

:: Ilda Carvalho ::


As superstições têm vida longa e controvertida desde a antigüidade e permanece através dos tempos. A relacionada com o número13, considerado como maléfico por uns e benéfico por outros, é um exemplo.

Muito da negatividade do número 13, se deve ao fato de 13 pessoas terem participado da Última Ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Sabendo-se o que aconteceu com Jesus – que era o 13º comensal – depois da ceia, compreende-se porque da conotação como maléfico. O aspecto sinistro foi ainda reforçado pela ameaçadora figura estampada na carta de tarô de mesmo número: um esqueleto, com uma foice nas mãos, parecendo ceifar a vida humana, mas a interpretação simbólica desse arcano é a transformação necessária, o renascimento.

Alguns povos antigos consideravam o 13 um número de poder que, se mal usado causaria a própria destruição.

Nos Estados Unidos o medo infundado em relação ao 13 é tão forte que alguns edifícios deixam de usar esse número na seqüência de seus andares, saltando do 12 para o 14 e, pasmem, existem até pessoas que não trabalham quando o dia cai numa sexta-feira. O numerólogo Lloyd Strayhorn, aponta várias coincidências relacionando seu país ao misterioso número: os Estados Unidos começaram com 13 colônias e, por isso sua primeira bandeira apresentava 13 estrelas e listras; sua declaração de independência foi assinada por 13 pessoas; a pedra fundamental da primeira Casa Branca foi lançada num dia 13 de outubro.

O 13 parece mesmo ser uma obsessão nacional. Somente na nota de um dólar é possível destacar:
- Um escudo com 13 listras
- 13 estrelas sobre a cabeça da águia
- 13 penas em cada uma de suas asas
- 13 flechas numa de suas garras
- 13 folhas e 13 bagos no ramo de oliveira preso à sua outra garra
- 13 letras na faixa que ela segura em seu bico (E Pluribus Unum)
- 13 degraus na pirâmide estampada na cédula

Crendice ou não o mal-amado número não impediu que os Estados Unidos desfrutassem do toda carga positiva emanada pelo 13.

Ilda Carvalho é Astróloga, Numeróloga e estudiosa de assuntos esotéricos há mais de vinte anos, trabalhando atualmente com Astrologia e Numerologia em consultoria pessoal e empresarial.
Conheça os auto-testes de numerologia.

Email: ilda.c@terra.com.br