domingo, 30 de novembro de 2008

Aula 07

Abundância é a dádiva. Nós não enxergamos muito por nossa mesquinhez e nosso egoísmo. Às vezes até somos generosos com algumas coisas, porém mesquinhos com outras.

O capricho com que você faz o seu trabalho é um exemplo de generosidade. Quando você está exercitando o capricho, tem exigências de ordem, limpeza, dedicação, disciplina, comprometimento, etc. A gente nunca reconhece os pontos fracos, por exemplo: “Ah, deu tudo errado, não sei porque”, não assumimos que não nos dedicamos. Se seu empregado faz coisa errada, foi você quem não soube gerenciar. Capricho também precisa de humildade.

Você diz: “você é incompetente” quando seu funcionário é difícil. Se você não tem cacife para gerenciar, então não se meta. Você não funciona, se quer fazer tudo na porrada. Precisamos de humildade para aprender, se as coisas não estão dando certo, tenho que reconhecer que não estou fazendo certo.

Eu tenho que aprender ter ordem, disciplina. Ex.: eu uso, depois lavo e ponho no lugar. Se eu desarrumo, arrumo, se sujo, limpo. O espírito mais evoluído é ordeiro. A bagunça é cara, a ordem leva à harmonia. E espiritualidade é ordem. Tomo cuidado para não estragar, não desvalorizar. Quando você desperdiça, está indo contra a abundância.

A gratidão. Deus quer que você diga “obrigado”? NÃO. Estou obrigado, estou lhe devendo. Ninguém deve nada a Deus. Qual é a maneira realista de gratidão?
É gozar, curtir você, é sentir o bem. Por exemplo: você tem um disco, você curte o mesmo. Nós somos tão ambiciosos que não curtimos o que temos, não desfrutamos.

VOCÊ CURTE TUDO O QUE VOCÊ TEM? Como você deixa o prazer entrar em você? Você curte? Se não curte, você não aproveita da abundância. Tem também o egoísta, aquele que só vê a ele.

Ex.: a aluna diz “dá para mudar o dia do curso de 4ª para outro dia, pois é o dia do meu dentista? ”Um mil e trezentas pessoas vêm na 4ª e ela, ela sozinha quer que mude o dia porque lhe é mais conveniente. Esse é o tipo do egoísta. Então ela chega atrasada e acha que todos têm que pagar por isso. E acha que também porque pagou pelo curso tem o direito de se atrasar.

Não tem direito nem de chegar depois da hora e nem de receber de volta o dinheiro que pagou. O egoísta não consegue enxergar a multidão. Vai ver a vida dele, sempre em pressão, desordem, mesquinhez. É uma pessoa vagabunda e não é caprichosa. O capricho é amar a si mesmo, fazer o melhor. A lei da generosidade triplica as coisas quando você capricha. Tudo que você se dedica mesmo se multiplica.

Quando a generosidade e a abundância se manifestam para a gente, a vida exige de nós um pensamento generoso, abundante. Você não pode trabalhar sem a generosidade. Quando você capricha em tudo, você está zelando para o seu melhor. Reconheça a riqueza de sua vida para que Deus lhe dê mais. Quanto mais feliz, mais feliz você será. Um pai fica feliz quando vê o filho feliz com tudo o que ganhou.

É bom crescer. O empresário deslumbrado com a meta dele vai em frente, mesmo que ele não estenda esse interesse aos funcionários. Quando você curte aquilo que faz, você vai em frente. Quando você olha com carinho suas coisas, seus livros, até seu sabonete etc..!?! TUDO você curte? Este sentimento de curtição pega sua alma. É um trabalho de magia. Você tem que se sentir rei no seu apartamento. Tudo para você é luxo. Tem que cultuar o luxo.

Agourento é agourento e pobre. A gratidão é o tesão. Quando eu estou naquele meu contentamento de fazer a coisa, atrai o público, quando você trabalha em vendas, por exemplo. A intuição só ocorre quando está naquela paixão de fazer as coisas. Quando eu ponho o dinheiro na frente não abre meu caminho pela generosidade.

Você não pode colocar o dinheiro à frente, no entanto precisa valorizá-lo, pois assim quanto mais age assim mais ele se multiplica. Quando eu gasto bem o meu dinheiro, estou fortificando a abundância em minha vida.

No altruísmo, por exemplo, o dinheiro não diminui o que você quer em troca. Mostre ao universo o que você está dando e também o que você quer em troca e, quando receber, goze com o coração, não de boca pra fora. Se você não fizer assim, aprenderá através da escassez. Será que não podemos começar JÁ a encher a vida de prazer, encher nossa aura de luxo e riqueza? Não vou me queixar de nada.

Se falta algo, não é hora de olhar para isso, porque isso se torna um vício. OLHE PARA O QUE TEM. E valorize. E curta. E tudo que você fizer você vai lembrar “capricho”, principalmente aquelas coisas que você detesta.”Eu vou quebrar aquela chata dentro de mim e vou vencer”. Ex.: passar aquele monte de roupas, experimente fazer ouvindo algo que você goste muito, tipo músicas preferidas, programas de rádio etc.

Faço coisas que detesto, que não gosto mesmo, que me desafiam. A felicidade é farta, nós é que somos mesquinhos e ingratos e queremos, queremos, queremos e anulamos o que já temos, não curtimos o que já temos.

Esta é a proposta de exercício: o capricho. Não vou criticar os outros, vou ser generoso, não vou deixar me contaminar pelas coisas ruins do mundo, pois tem muitas coisas boas também.