quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Frase Mágica !!!

CLIQUE NO TÍTULO: " A Frase Mágica !!!" PARA SER DIRECIONADO AO VÍDEO.

Cada dia é uma pequena vida... :: Rosana Braga ::


Cada dia é uma pequena vida...


Nos últimos 18 meses, especialmente, tenho buscado uma compreensão ainda mais profunda de mim mesma e, consequentemente, de cada alma que de mim, de alguma forma, se aproxima...

Nesta jornada, tenho descoberto e confirmado, cada vez com maior lucidez, uma verdade que pode ser ótima (ou não) dependendo da forma como lidamos com ela: cada dia é uma pequena vida!

Cada situação é uma encruzilhada. Cada passo é uma escolha que pode mudar tudo. Talvez seja exatamente por isso que é tão difícil nos mantermos fiéis aos sentimentos que mais desejamos experimentar: alegria, auto-estima, gentileza, amor...

Um passo vacilante... e tudo se modifica. O que era amor pode se transformar em ciúme, egoísmo, raiva, medo. O que era alegria pode se transformar em dúvida, desesperança, tristeza. O que era auto-estima pode se transformar em insegurança, agressividade, dor. O que era gentileza pode se transformar em intolerância, desistência, arrogância.

Uma atitude, uma escolha... e tudo pode mudar! E isso me faz lembrar da máxima "Orai e vigiai". Quando a gente ora, pede o que deseja, entra em estado de humildade, receptividade, esperança... Mas um minuto depois, é preciso que entremos em vigília constante.

Somos passionais, motivados por reações. Ainda não aprendemos a ponderar. Reagimos automaticamente a partir de crenças limitantes, de preconceitos e defesas internas. Reagimos: este é o problema.

Precisamos começar a agir. Sempre agir. Cada passo precisa ser uma ação consciente, atenta, lúcida. E para que isso se torne possível, só há uma maneira: treino, prática, repetição... dia após dia até que se torne hábito.

Só podemos destruir um velho hábito que já não nos interessa se no lugar dele construirmos um novo, que revele uma nova direção, um novo caminho. Os sentimentos difíceis continuarão dentro da gente, mas em vez de reagirmos a eles, podemos decidir por uma nova ação.

Em último caso, tenho feito assim: quando ainda não sei qual a nova ação que posso ter diante de um sentimento difícil, opto pelo silêncio. Respiro fundo, entro em contato com o que estou sentindo, reconheço que estou me deixando atingir pelo que está acontecendo e simplesmente espero, em silêncio, até que consiga encontrar, dentro de mim, uma nova maneira de agir diante de velhos sentimentos.

E assim, de vida em vida, um dia de cada vez, pretendo acordar amanhã mais positiva do que fui hoje...

Rosana Braga é Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos Palestrante
e Autora dos livros "Alma Gêmea - Segredos de um Encontro"
e "Amor - sem regras para viver", entre outros.
www.rosanabraga.com.br e Comunidade no Orkut

Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br

Áudios de minhas palestras.

QUERIDOS AMIGO(A)S, VÁRIOS DE VOCÊS, QUE JÁ ASSISTIRAM ALGUMAS DE MINHAS PALESTRAS, VÊM ME PEDINDO PARA GRAVÁ-LAS EM CD OU DVD.
POIS BEM, EU GRAVEI UM ÁUDIO DE UMA PALESTRA REALIZADA COM 36 JOVENS DE COMUNIDADES CARENTES. NA PALESTRA, FALO SOBRE COMO SE REALIZAR EM VÁRIAS ÁREAS, COMO: PROFISSÃO, FINANÇAS, AMOR, FAMÍLIA E SAÚDE. VOCÊ PODE CONSEGUIR O ÁUDIO E MAIS A APOSTILA(79 PÁGINAS) ENVIANDO SEU E-MAIL POR DEPOIMENTO. SALVA: R$7,00(SETE REAIS). ENVIAREI O ÁUDIO E A APOSTILA JUNTO COM UMA CONTA CORRENTE PARA DEPÓSITO.
SÃO 7 ÁUDIOS DE CERCA DE 7 MIN. CADA.
IMPORTANTE:
1) SE VOCÊ NÃO PODE(OU NÃO QUER) DAR A SALVA, NÃO FAZ MAL. ENVIE SEU E-MAIL, QUE LHE DAREI DE GRAÇA. SÓ AVISE QUE NÃO DARÁ A SALVA.

2) A SALVA IRÁ ME AJUDAR, E COMO!, A CONTINUAR COM AS PALESTRAS GRATUITAS, POIS O MATERIAL TAMBÉM É GRÁTIS. IMAGINE XEROCAR E ENCADERNAR 79 PÁGINAS PRA MAIS DE 30 PESSOAS, TUDO SAINDO DO MEU BOLSO. SEM CONTAR O LANCHE QUE FORNEÇO, POIS SACO VAZIO NÃO PARA EM PÉ.

3) SÓ ATENDEREI AOS MEUS AMIGOS DO ORKUT, VIA DEPOIMENTO.

AMBULATÓRIO

SE VOCÊ TEM ALGUM PROBLEMA RELACIONADO COM SAÚDE, FAMÍLIA, RELACIONAMENTOS, FINANÇAS, TRABALHO, AMOR,ETC. ENVIE SEU CASO COM DETALHES PARA CLAUHEN4@OI.COM.BR QUE SERÁ POSTADO NO BLOGG E JUNTO UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO.
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR UM PSEUDÔNIMO.

A Lei da ATRAÇÃO !!! - Parte 02

CLIQUE NO TÍTULO: " A Lei da ATRAÇÃO !!! - Parte 02" PARA SER DIRECIONADO AO VÍDEO.

A Lei da ATRAÇÃO !!! - Parte 01

CLIQUE NO TÍTULO: " A Lei da ATRAÇÃO !!! - Parte 01" PARA SER DIRECIONADO AO VÍDEO.

Dar um novo início para si mesmo, uma nova chance Dar um novo início para si mesmo, uma nova chance :: Bel Cesar ::


Dar um novo início para si mesmo, uma nova chance


Assim que as festas do final de ano terminam, começamos a nos preparar para retornar a nossa rotina diária. Mas algo dentro de nós ainda nos faz sentir diferentes: afinal, iniciamos um ano novo!

Lama Gangchen Rinpoche nos inspira a levar a sério este sentimento de renovação. Pois a cada começo temos uma real oportunidade de mudança. Ele nos lembra que a cada início estamos plantando uma nova semente. Se a semente for boa, há a chance de crescer. Se for fraca, mesmo tendo as melhores condições, ela não irá evoluir. Portanto, segundo ele, ao cuidarmos de nossas primeiras sementes do ano estaremos direcionando o nível energético de nossos próximos doze meses. Por isso, temos que aproveitar o início de ano para refletir sobre a chance de nos proporcionarmos um novo começo.

Não é óbvio começar. Devido ao automatismo com que seguimos nossos compromissos diários, pouco reconhecemos nossa capacidade de zerar para dar um novo início. Zerar a vida é uma decisão consciente, tomada quando resolvemos nos desprender da pesada carga que trazemos do passado.

À medida que nos soltamos da sobrecarga das emoções passadas, voltamos a nos sentir disponíveis para nós mesmos. Só quando amadurece em nós a decisão de nos desprendermos, de fato, do passado é que começamos a nos sentir livres, autoconfiantes e capazes de recomeçar.

Lama Gangchen nos incentiva a soltar as mágoas do passado de modo direto, sem lamentos ou delongas. Ele diz: "Às vezes não é possível pensar no passado pelos mecanismos naturais da memória. Temos que abandonar estas lembranças para viver o presente e nos dar a oportunidade de um novo futuro. Caso contrário, estaremos sempre recriando o passado. Temos que trabalhar para ativar nossas mentes maiores e abandonar as mentes menores".

Mente maior é aquela que está movida pela força de uma atitude mental positiva. Isto é, que lida com o mundo com abertura, aceitação e gentileza. Mas, infelizmente, estamos tão habituados a reagir, a desconfiar, a negar, que nem damos conta do quanto emanamos a energia de nossos ressentimentos passados quando nos comunicamos uns com os outros no presente.

Feridos, resistimos ao toque alheio quando negamos sua tentativa de aproximação. Em geral, evitamos escutar o que os outros têm para nos dizer, pois quando estamos reativos não temos espaço interior para escutá-los. Parece que já sabemos de antemão o que vamos ouvir e responder. Dizemos interiormente não antes mesmo do outro se expressar. Afinal, sob a tensão interna, precisamos nos defender tanto dos ataques autodestrutivos que lançamos sobre nós mesmos, quanto da hostilidade externa que reflete a mesma indisposição que o outro sente ao ser pressionado.

O mais curioso é que, na tentativa de dominar o desconhecido, queremos entender tudo, saber de tudo. Mas, claro, sem nos envolver. À medida que tememos ser tocados pelos outros, nos tornamos cada vez mais superficiais e pouco compromissados com a dor alheia.

Por isso, Rinpoche ressalta que é mais importante sentirmos o que ele tem para nos dizer do que entendê-lo. Ele nos lembra que hoje sofremos da falta do sentimento de compartilhar uma mesma experiência. Estamos isolados por nossas próprias mágoas.

Com esta atitude defensiva não temos condições de fluir e seguir em frente, muito menos de nos dar uma nova chance! O que fazer? O Lama nos dá um bom conselho: "Precisamos aprender a diminuir os problemas e aumentar as coisas boas. Isso parece impossível, mas é possível. Buscamos grandes idéias, mas o que precisamos é abrir o coração".

Bel Cesar é terapeuta e dedica-se ao atendimento de pacientes que enfrentam o processo da morte.
Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer não se improvisa, O livro das Emoções e Mania de sofrer pela editora Gaia.
Visite o Site
Email: belcesar@ajato.com.br