domingo, 28 de dezembro de 2008

Aula 11

A capacidade de determinação é uma auto hipnose que você faz. Por exemplo, eu determino para mim como eu faço o meu trabalho. Todos têm a auto determinação que é a sua palavra. Ela tem que ser usada de mim para mim, não para os outros. Não tenho que me impor para ninguém, somente para mim. Estou investindo a minha força de determinação que é o impulso de domínio. Os impulsos nos levam para frente. O impulso de determinação nos faz governar também a coragem, a firmeza, a persistência, a raiva e podemos ir até a crueldade, depende de como você usa a sua raiva.

Combatendo a raiva, muitas vezes você se transforma num banana. Nós somos muito poderosos.

O que você fez com a sua força para se segurar no medo, se enfiar para baixo ou atacar o outro? Quer machucar o outro porque não banca sua deficiência. Sua força está SEMPRE presente, mesmo que você a use para se brecar. A força sempre existe e, dependendo de como você a usa, poderá ter resultados tenebrosos. Ex.: Você e a outra almoçando e você de olho no bifão, aí educadamente o oferece a outra, que o aceita, e ela nem estava querendo tanto assim, mas pegou e você que queria muito ficou a ver navios e com muita raiva por dentro e a outra nem culpa teve, culpa foi sua que não escolhe o que quer para você.

Sempre você faz tanta força para não ter raiva e agora vai ter que soltar? Desenterrar? É. Solte ódio, solte. O que você determina com ódio você faz “Isso não vai me vencer” E tem o outro lado disso, o lado do nhem-nhem, da frescura. É o som do pobre, pobre, pobre... Está fazendo mutreta, acha que vai levar vantagem, mas como está enganando você! Você detona o seu poder na mutreta. Detona os seus objetivos.

A vida aprende com você. Se você postura que só vai na última hora, vai ser assim sempre no sufoco. Você está ensebando. A determinação não estressa, o que estressa é medo. Determinação é firmeza, é clareza com você. Não precisa força, é o que você quer.

É preciso ser responsável com você, quando determina, você FAZ. Por exemplo: “vou cortar tal coisa” e você corta imediatamente. Às vezes demora até determinar quais meus motivos. Quanto maior a determinação mais forte e rápida a realização.

Quando a força é usada no negativo, detona. Quando você não pega a determinação alheia “oh, você vai se dar mal” CUIDADO com a determinação alheia! Exemplo de determinação negativa: ”nunca mais vou amar” “isto não é para mim”. Determinações do passado. E se cumprem hoje na sua vida, é magia, a não ser que você desmanche. Se você for vulnerável e fecha o corpo é determinação “ninguém me abala” O que vai ser e o que vai deixar de ser você determina. Ex.: “não tenho sorte no amor”. Você é aquilo que você determinou. Outro ex.: “todo homem é problema” É o que virá para você.

Não sabe o PODER das suas declarações, principalmente quando você está com raiva.”Fechei para você, para sempre”, com raiva, isso é uma força em você. Vamos ver como tenho uma determinação negativa e desmanchá-la agora. Ex.: “meu pai vai ver só” E por se vingar dele você não faz o que gosta, vive aquilo que determinou no passado, e é aquele desencanto para ser feliz.

Gasta a VIDA INTEIRA para mostrar alguma coisa que determinou algum dia. Vingança, raiva, você botou um NÃO que não tem jeito! A raiva mal usada é fogo, não dá bons resultados. Nós fechamos portas para nós, por ex.: “nunca mais vou falar em público” “nunca mais vou tocar piano”, nunca mais. E assim por diante.

Se você não está conseguindo ver, determinar o que você quer ver, as forças vão fazer o que você deu. “Eu desfaço, eu determino que desfaço o que determinei no passado”. VOCÊ SÓ TEM VERGONHA DE FAZER A COISA QUE VOCÊ MAIS QUER, MORRE DE VONTADE, MAS NÃO VAI. Então arrebenta, determine que você vai.

Com a mesma determinação, com a mesma intensidade que você pôs, você desmancha. Você tem dois lados: o da alma que é o que quer, e o outro que não quer. Pergunte pro lado que não quer que ele responderá a você.

Quando começa com frescura, está na sacanagem. Tem que ver o lado sacana, fraco, quer lhe destruir. Tendo a determinação, destrói, mas tem que conversar com o outro: “eu quero, mas não quero arriscar”. Tem que conversar com lado do não “que sacanagem, um lado quer, mas o outro não, então tem que determinar. Você não consegue chegar do fim, se não for conversar com o outro lado, o lado contra, a resistência, tem que ser conversado.

Essa é uma parte difícil de admitir: que tem um lado que diz “NÃO!” Não intimide esse lado, chegue numa boa, com jeito, converse com esse lado, com aceitação, sem punição, sem condenação, aí esse lado mostrará a cara para você. A pessoa não consegue se ver, que quando se vê, ela se pune tanto, que cria uma autodefesa que não deixa o lado negativo aparecer.

Aí usa a sua força para se segurar. E se prende, se fecha. “Eu fiz isso porque era o melhor naquela época, porém agora não preciso mais e estou mandando embora”, e você vai jogando fora e esse lado negativo, cede numa boa. Não existe nada que não mude se você assim deseja.

Nenhum comentário: